Meteorologia

  • 08 OCTOBER 2024
Tempo
20º
MIN 18º MÁX 23º

Maduro diz respeitar decisão Gonzalez Urrutia de se exilar em Espanha

O Presidente da Venezuela afirmou que respeita a decisão do candidato rival às presidenciais, Edmundo Gonzalez Urrutia, de pedir asilo político em Espanha, onde chegou no domingo.

Maduro diz respeitar decisão Gonzalez Urrutia de se exilar em Espanha
Notícias ao Minuto

06:30 - 10/09/24 por Lusa

Mundo Venezuela

"Posso dizer ao embaixador Gonzalez Urrutia o meu respeito pela sua decisão (...) Espero que tenha sucesso na sua nova vida", disse na segunda-feira Nicolás Maduro na televisão estatal, dirigindo-se ao adversário que reclama a vitória nas disputadas eleições presidenciais de 28 de julho.

 

Maduro afirmou que, depois da saída de González Urrutia da Venezuela, o país "está calmo".

"Jogámos limpo e ganhámos, e quando digo que ganhámos, significa que a paz do país ganhou, hoje o país está tranquilo, o país aplaude o que aconteceu", comentou.

No domingo, o antigo embaixador disse que a partida da Venezuela para Espanha "foi rodeada de episódios de pressão, coação e ameaças".

Na segunda-feira, González Urrutia disse que tomou a decisão de deixar a Venezuela porque o destino dos venezuelanos "não pode, não deve, ser o de um conflito de dor e sofrimento".

"Fi-lo para que as coisas possam mudar e para que possamos construir uma nova era para a Venezuela", afirmou o líder da oposição venezuelana numa declaração publicada na rede social X (antigo Twitter).

Leia Também: Oposição pede libertação de preso político lusodescendente Williams Dávila

Recomendados para si

;
Campo obrigatório