Meteorologia

  • 05 OCTOBER 2024
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 25º

Lula nomeia deputada estadual para pasta dos Direitos Humanos

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, nomeou hoje a deputada estadual e professora Macaé Evaristo como ministra dos Direitos Humanos, substituindo Silvio Almeida, após acusações de assédio sexual, entre elas feita por uma ministra.

Lula nomeia deputada estadual para pasta dos Direitos Humanos
Notícias ao Minuto

22:25 - 09/09/24 por Lusa

Mundo Brasil

Num curto comunicado, a presidência brasileira recorda que Macaé Evaristo foi secretária nacional de Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (2013 - 2014), durante o Governo de Dilma Rousseff, tendo sido também secretária de Educação de Minas Gerais (2015 -- 2018) e secretária de Educação de Belo Horizonte (2005 - 2012)".

 

Foi ainda professora do ensino básico, secundário e universitário e tem dedicado sua vida política à área da educação, nos âmbitos municipal, regional e federal, sendo filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), do Presidente brasileiro.

Macaé Evaristo, uma mulher negra de 59 anos, ocupará a vaga aberta pela saída abrupta de Sílvio Almeida, que foi exonerado por Lula da Silva após ser acusado de ter assediado sexualmente várias mulheres, entre elas a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

As denúncias contra Sílvio Almeida, feitas por várias mulheres através da organização Me Too, foram conhecidas na quinta-feira e Lula da Silva decidiu demiti-lo no dia seguinte.

O ex-ministro negou veementemente as acusações e atribuiu-as a uma "campanha racista" para o desacreditar como o único ministro negro do Governo.

No entanto, a própria ministra Anielle Franco confirmou os factos e agradeceu a Lula da Silva por ter agido com rapidez e firmeza.

"Tentativas de culpabilizar, desqualificar, constranger, ou pressionar vítimas a falar em momentos de dor e vulnerabilidade também não cabem, pois só alimentam o ciclo de violência", escreveu nas redes sociais.

Leia Também: Lula da Silva preocupado com cerco à embaixada argentina em Caracas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório