Meteorologia

  • 06 OCTOBER 2024
Tempo
24º
MIN 20º MÁX 24º

Guiné. Justiça quer confiscar avião apanhado com droga vinda da Venezuela

O Ministério Público guineense anunciou hoje ter requerido a um Juiz de Instrução Criminal (JIC) a declaração da perda a favor do Estado da aeronave apanhada com mais de 2,6 toneladas de cocaína, levadas da Venezuela até Bissau.

Guiné. Justiça quer confiscar avião apanhado com droga vinda da Venezuela
Notícias ao Minuto

22:05 - 09/09/24 por Lusa

Mundo Guiné

O pedido do Ministério Público consta de um comunicado do gabinete de Relações Publicas em que a instituição informa ter sido comunicada oficialmente pela Polícia Judiciária (PJ) da apreensão, no passado sábado, de uma aeronave, que aterrou no aeroporto internacional Osvaldo Vieira.

 

Na mesma diligencia, a PJ entregou ao Ministério Público os cinco suspeitos que vinham a bordo do avião.

Trata-se de um cidadão brasileiro, um colombiano, um do Equador e dois cidadãos mexicanos.

"Esta manhã, após o primeiro interrogatório dos suspeitos em questão pelo Ministério Público, esta instituição requereu ainda hoje ao Juiz de Instrução Criminal o decretamento da prisão preventiva dos mesmos", adianta a nota.

A instituição judicial diz ainda ter requerido ao mesmo JIC que declare a perda da aeronave a favor do Estado guineense.

Com o apoio de várias agencias internacionais de combate de estupefacientes, a PJ guineense apreendeu, no sábado, 07, um jato Gulfstream IV, com a matricula XA -- SBT, no principal aeroporto do país.

A Presidência guineense prometeu hoje que "medidas severas serão tomadas" contra os implicados e elogiou a ação das diferentes corporações policiais do país.

Os partidos da oposição acusam o regime de encobertar o trafico de droga na Guiné-Bissau e questiona sobre como seria possível alguém no país que não seja do poder em vigor, autorizar a aterragem de uma aeronave com "grandes quantidades de cocaína".

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, encontra-se em visita de Estado nos Emirados Árabes Unidos, mas deverá regressar ao país nos próximos dias, disse uma fonte da Presidência.

Leia Também: Papa despede-se da Papua Nova Guiné em encontro com 10 mil jovens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório