Meteorologia

  • 11 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Parlamento ucraniano confirma substituição de chefe da diplomacia

O diplomata Andrii Sybiga foi confirmado hoje pelo parlamento ucraniano como o novo ministro dos Negócios Estrangeiros, em substituição de Dmytro Kuleba, que se demitiu no âmbito da ampla remodelação governamental em curso.

Parlamento ucraniano confirma substituição de chefe da diplomacia
Notícias ao Minuto

17:01 - 05/09/24 por Lusa

Mundo Ucrânia

Sybiga, 49 anos, foi indicado para o cargo pelo partido Servo do Povo, do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e a sua nomeação como novo chefe da diplomacia foi endossada por 258 deputados dos 315 presentes, segundo o deputado Yaroslav Zheleznyak na rede Telegram.

 

A nomeação de Sybiga para substituir Kuleba é a primeira de uma dezena de mudanças no Governo propostas pelo grupo parlamentar Servo do Povo, que goza de uma maioria confortável.

Entre 2016 e 2021, Sybiga foi embaixador da Ucrânia na Turquia, de onde transitou para vice-chefe de gabinete da presidência, onde foi responsável pela política externa e pelo desenvolvimento de parcerias estratégicas.

Em abril de 2024, foi nomeado vice-ministro dos Negócios Estrangeiros.

A Verkhovna Rada (parlamento) deverá aprovar hoje as restantes propostas de novos ministros, que incluem a nomeação da primeira vice-ministra cessante da Integração Europeia, Olga Stefaníshina, para a Justiça em substituição de Denys Maliuska.

Outra alteração nas principais pastas deverá ocorrer no Ministério das Indústrias Estratégicas.

O anterior ministro, Oleksandr Kamishin, demitiu-se e irá agora continuar a desenvolver a produção militar ucraniana a partir do gabinete presidencial.

A proposta para substituir Kamishin é Herman Smetanin, que era o diretor-geral da empresa pública de armas Ukroboronprom.

Segundo a agência Ukrinform, Oleksiy Kuleba será o novo vice-primeiro-ministro para a Reconstrução e Desenvolvimento Comunitário e Territorial.

O Presidente ucraniano defendeu na quarta-feira que é preciso "uma nova energia" depois de mais de dois anos de guerra com a Rússia para justificar a remodelação do seu Governo.

"Alguns deles são ministros há cinco anos e precisamos de energia nova", explicou Zelensky, que agradeceu aos governantes cessantes.

Leia Também: Diplomacia da UE espera "continuar a cooperar bem" com novo MNE ucraniano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório