Meteorologia

  • 12 SEPTEMBER 2024
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 26º

EUA anunciam libertação de 135 prisioneiros políticos na Nicarágua

Os Estados Unidos anunciaram hoje que conseguiram a libertação, por razões humanitárias, de 135 presos políticos na Nicarágua, que serão acolhidos na Guatemala, outro país da América Central.

EUA anunciam libertação de 135 prisioneiros políticos na Nicarágua
Notícias ao Minuto

15:12 - 05/09/24 por Lusa

Mundo Nicarágua

"A Administração Biden-Harris obteve a libertação de 135 presos políticos detidos injustamente na Nicarágua, por razões humanitárias", escreveu Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional norte-americano, num comunicado.

 

Sullivan agradeceu às autoridades da Guatemala por terem "concordado generosamente em acolher esses cidadãos nicaraguenses".

"Uma vez na Guatemala, será oferecida a essas pessoas a oportunidade de solicitar meios legais para reconstruir as suas vidas nos Estados Unidos ou noutros países", afirmou o conselheiro de Segurança Nacional norte-americano.

Entre as 135 pessoas libertadas estão 13 membros da organização não-governamental (ONG) Mountain Gateway, com sede no Texas (Estados Unidos), além de pessoas ligadas a igreja católica, estudantes e outros que o Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, e a Vice-Presidente, Rosario Murillo [mulher de Ortega], "consideram uma ameaça para o seu governo autoritário", segundo o Executivo de Joe Biden.

O chefe de Estado norte-americano e a Vice-Presidente do país - a candidata democrata nas eleições de 05 de novembro -, Kamala Harris, agradeceram ao Presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo de León, "pela sua liderança contínua em toda a região na abordagem das questões humanitárias e na defesa da liberdade democrática".

"Os Estados Unidos apelam mais uma vez ao Governo da Nicarágua para que cesse imediatamente as detenções e prisões arbitrárias dos seus cidadãos pelo mero exercício das suas liberdades fundamentais", acrescentou Sullivan.

Em fevereiro de 2023, o Executivo da Nicarágua libertou 222 presos políticos e expulsou-os do país. Nessa ocasião, após serem libertados, foram transportados para o aeroporto internacional de Manágua para embarcarem num avião com destino a Washington.

Daniel Ortega, de 78 anos, é um antigo líder guerrilheiro que governou a Nicarágua na década de 1980, após o triunfo da revolução sandinista. Regressou ao poder em 2007 e foi reeleito em pleitos não reconhecidos pelas organizações internacionais, pelos Estados Unidos ou pela União Europeia, que o acusam de violar sistematicamente os direitos humanos.

Por outro lado, as relações entre a Igreja Católica e o Governo de Ortega deterioraram-se desde que o Presidente da Nicarágua acusou o clero de ser cúmplice em alegadas tentativas de derrubar o seu regime.

Leia Também: ONU denuncia violação de direitos humanos na Nicarágua e pede mudanças

Recomendados para si

;
Campo obrigatório