Meteorologia

  • 04 OCTOBER 2024
Tempo
22º
MIN 20º MÁX 26º

Exército dos EUA destruiu 2 drones dos rebeldes Huthi em zonas do Iémen

O Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) anunciou na sexta-feira a destruição de dois drones "apoiados pelo Irão" em zonas do Iémen sob o controlo dos rebeldes Huthi.

Exército dos EUA destruiu 2 drones dos rebeldes Huthi em zonas do Iémen
Notícias ao Minuto

00:31 - 31/08/24 por Lusa

Mundo Huthi

"Nas últimas 24 horas, as forças do Comando Central dos Estados Unidos destruíram com sucesso dois veículos aéreos não tripulados (UAV) Huthi, apoiados pelo Irão, numa zona controlada pelos Huthi no Iémen", declarou o exército norte-americano numa publicação na rede social X.

 

As forças norte-americanas justificaram a sua ação argumentando que "estes drones representavam uma ameaça clara e iminente para as (suas) forças e para as forças da coligação, bem como para os navios mercantes na região".

"Esta ação foi tomada para proteger a liberdade de navegação e para tornar as águas internacionais mais seguras", afirmou o CENTCOM na sua atualização de 30 de agosto.

Os Huthis, que controlam desde 2015 a capital iemenita, Saná, e outras zonas do norte e oeste do país, lançaram vários ataques contra o território israelita e contra navios com ligações israelitas, na sequência da ofensiva desencadeada em Gaza após os ataques de 07 de outubro do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas).

Navios norte-americanos e britânicos e outros meios estratégicos também foram alvo de ataques em resposta aos bombardeamentos norte-americanos e britânicos contra o Iémen, numa intervenção que Washington e Londres baseiam na sua vontade de garantir a segurança da navegação no Mar Vermelho, no Golfo de Aden e no Oceano Índico.

Leia Também: Inundações fazem pelo menos 16 mortos no Iémen. Buscas prosseguem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório