Meteorologia

  • 05 OCTOBER 2024
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 25º

Putin visita Chechénia pela primeira vez desde 2011

O Presidente russo, Vladimir Putin, chegou hoje à noite à Chechénia, para uma visita à república russa do Cáucaso governada com "mão de ferro" pelo seu aliado Ramzan Kadyrov, onde não se deslocava desde 2011.

Putin visita Chechénia pela primeira vez desde 2011
Notícias ao Minuto

20:04 - 20/08/24 por Lusa

Mundo Diplomacia

"O Presidente russo, Vladimir Vladimirovich Putin, chegou à República da Chechénia. Está agendado um programa preenchido no âmbito desta visita", afirmou Kadyrov na plataforma digital Telegram.

 

A televisão pública russa mostrou imagens da chegada de Putin, que saiu de um helicóptero e foi recebido na pista por Kadyrov e pelos seus assessores mais próximos.

"O povo ficará contente. Ficará feliz por o Presidente [russo] ter vindo à República. Para nós, é estimulante, um impulso de energia. É uma grande alegria", declarou ainda Kadyrov à comunicação social.

Segundo o chefe de Estado checheno, Putin iniciou a visita deslocando-se ao túmulo do seu pai e antecessor na Presidência da Chechénia, Akhmat Kadyrov, morto num atentado perpetrado por rebeldes islamitas em 2004.

A visita de Putin à Chechénia segue-se à efetuada horas antes a Beslan, na Ossétia do Norte, outra república russa do Cáucaso. Nela, o Presidente russo prestou homenagem às vítimas do sangrento sequestro numa escola por um comando islamita checheno em 2004.

A Chechénia foi palco de dois conflitos mortíferos nas décadas de 1990 e 2000, que opuseram as forças federais russas a uma rebelião separatista que gradualmente se tornou islamita, se espalhou por toda a região e, em 2015, jurou fidelidade ao grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI).

A república russa é desde 2007 dirigida por Ramzan Kadyrov, cujas forças são regularmente acusadas de múltiplas violações dos direitos humanos no território.

A visita de Putin ocorre numa altura em que as forças ucranianas lançaram, a 06 de agosto, uma ofensiva terrestre surpresa na região fronteiriça russa de Kursk, apoderando-se de dezenas de localidades.

Há forças militares chechenas destacadas na região de Kursk precisamente para repelir essa ofensiva ucraniana.

Leia Também: Putin homenageia vítimas do sequestro por comando checheno há 20 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório