Al-Qaeda assume atentado contra forças iemenitas apoiadas pelos Emirados

A Al-Qaeda assumiu a autoria do atentado suicida com recurso a um automóvel-bomba, que hoje causou a morte a 16 militares das forças iemenitas apoiadas pelos Emirados Árabes Unidos (EAU) e ferimentos em outros 18.

Al-Qaeda, bandeira

© Reuters

Lusa
16/08/2024 23:22 ‧ 16/08/2024 por Lusa

Mundo

Al-Qaeda

Meios ligados ao grupo divulgaram um comunicado onde se argumentou que o atentado foi realizado "com um carro-bomba contra um acompanhamento militar dos mercenários dos Emirados".

 

Um porta-voz iemenita disse hoje à EFE que o atentado ocorreu no distrito de Moudia, da província de Abian, 300 quilómetros a leste da capital, Adén, durante uma reunião de soldados da Terceira Brigada de Apoio do Conselho de Transição do Sul [CTS] do Iémen.

Células da Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA) e do designado Estado Islâmico (EI) estão ativas em Abian, entre outras cidades do sul do Iémen.

O CTS tem pretendido a secessão do sul do Iémen, que foi unificado em 1990, e recebe apoio militar dos EAU, que visa a contenção da rebelião houthi, apoiada pelo Irão.

Estes rebeldes levantaram-se em armas contra o governo reconhecido internacionalmente, tendo conseguido assumir o controlo da capital e amplas zonas do norte, centro e oeste do país.

Leia Também: Pentágono confirma: 'Engenheiro' do 11 de Setembro escapa a pena de morte

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas