Meteorologia

  • 10 SEPTEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 23º

Bielorrússia convoca encarregado de negócios da UE por incidente com drone

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bielorrússia convocou hoje o encarregado de negócios da União Europeia (UE), Steen Noerlov, por causa da violação do seu espaço aéreo por 'drones' de produção europeia lançados pela Ucrânia.

Bielorrússia convoca encarregado de negócios da UE por incidente com drone
Notícias ao Minuto

18:41 - 12/08/24 por Lusa

Mundo Bielorrússia

"Foi transmitida ao diplomata europeu a posição bielorrussa sobre a violação do espaço aéreo da Bielorrússia a 09 de agosto de 2024 por 'drones' (aeronaves não-tripuladas) ucranianos", indicou a diplomacia de Minsk num comunicado.

 

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), "foi chamada especial atenção para a presença de marcas de fábrica de países da UE em vários componentes de um dos 'drones' abatidos pela defesa antiaérea bielorrussa".

"Semelhantes ações implicarão o potencial risco de uma escalada radical do conflito militar, que poderá alastrar amplamente, inclusive aos países da União Europeia", sublinhou Minsk.

A diplomacia bielorrussa salientou que defende invariavelmente uma solução pacífica para as crises, através de negociações, e apelou à UE para que tome todas as medidas possíveis e exerça a sua influência sobre Kiev para evitar incidentes como o da passada sexta-feira.

O Ministério da Defesa bielorrusso informou no passado sábado da decisão do Presidente, Alexander Lukashenko, de reforçar a segurança da fronteira com a Ucrânia por causa da violação do espaço aéreo do país, ocorrida no dia anterior.

Entre o equipamento que Minsk está a instalar na fronteira, estão os sistemas de mísseis Polonez, de fabrico bielorrusso, e Iskander, de fabrico russo, precisou o Exército bielorrusso.

Leia Também: Lukashenko tenta proteger-se com lei e ameaças a ex-presidentes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório