Dois detidos por planearem ataques em concertos de Taylor Swift em Viena
Detenções foram feitas pela polícia austríaca. Um dos suspeitos tem 19 anos e ambos estão ligados ao Estado Islâmico (EI).
© Getty Images
Mundo Taylor Swift
Foram detidos, esta quarta-feira, dois homens suspeitos de planearem ataques terroristas nos concertos de Taylor Swift em Viena, agendados de 08 a 10 de agosto, e em outros eventos na cidade.
A informação foi avançada em conferência de imprensa, pelo diretor-geral da Segurança Pública, Franz Ruf, e pelo presidente da Polícia Estadual de Viena, Gerhard Pürstl.
"Um cidadão austríaco de 19 anos foi detido nas primeiras horas da manhã em Ternitz", declarou Franz Ruf, acrescentado ainda que outro homem foi detido, em Viena, durante a tarde.
Este jovem de 19 anos tinha-se radicalizado através da Internet e jurado fidelidade ao EI.
"O suspeito estava focado nos concertos de Taylor Swift. Foram detetadas ações preparatórias. Também sabemos que ele jurou fidelidade ao Daesh. Fê-lo há algumas semanas", revelou.
O jovem estava em conluio com o outro detido, também "radicalizado na internet".
Segundo a polícia, os dois tinham tomado medidas concretas para um ataque terrorista e o suspeito, de 19 anos, concentrou-se nos concertos de Taylor Swift na capital austríaca. Na casa deste indivíduo foram encontradas "substâncias químicas", que estão a ser analisadas.
A polícia não forneceu mais detalhes sobre o outro detido.
Devido à atual situação de risco, a polícia de Viena adotou novas medidas de segurança nos concertos, reforçando os controlos de acesso aos espetáculos e a vigilância policial.
A polícia admite que esta situação pode provocar atrasos na deslocação para o evento e pede que os fãs cheguem atempadamente.
Espera-se que cerca de 65 mil espetadores compareçam todos os dias, com mais 15 mil a 20 mil pessoas nas proximidades do estádio Ernst-Happel, referiu o diretor da Polícia Estadual de Viena.
A operação antiterrorista começou hoje de manhã em Ternitz e durou várias horas, durante as quais um lar de idosos e outros edifícios foram evacuados e foram montados bloqueios de estradas, de acordo com a agência de notícias austríaca APA.
Viena foi alvo de um ataque terrorista em novembro de 2020, no qual morreram quatro pessoas.
Em dezembro, as autoridades detiveram quatro suspeitos de planear um ataque à catedral de Santo Estêvão, no centro da cidade.
[Notícia atualizada às 20h16]
Leia Também: 'Vice' de Harris declarou 'Dia da Beyoncé' em 2023. O que os liga?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com