Meteorologia

  • 10 SEPTEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 23º

Primeira-ministra do Bangladesh em fuga do país aterrou na Índia

A primeira-ministra do Bangladesh, Sheikh Hasina, aterrou hoje num aeroporto indiano, após ter-se visto obrigada a fugir do país, na sequência de várias semanas de violência nas ruas durante protestos estudantis que fizeram mais de 300 mortos.

Primeira-ministra do Bangladesh em fuga do país aterrou na Índia
Notícias ao Minuto

15:11 - 05/08/24 por Lusa

Mundo Bangladesh

"A primeira-ministra do Bangladesh, Sheikh Hasina, aterrou na base aérea de Hindon num avião C-130", informou a agência noticiosa indiana ANI, citando fontes oficiais, indicando que o avião "foi monitorizado pela Força Aérea da Índia e pelas agências de segurança desde a sua entrada no espaço aéreo indiano".

 

O aeroporto de Hindon situa-se nos arredores da capital da Índia, Nova Deli.

Hasina demitiu-se hoje do cargo de primeira-ministra e deixou o Bangladesh, após semanas de protestos estudantis, afirmou o chefe do Estado-Maior do Exército do Bangladesh, Waker-Uz-Zaman, ao anunciar a formação de um Governo interino.

Milhares de pessoas tinham-se hoje concentrado em frente à residência oficial da primeira-ministra em Daca. Depois de a notícia da sua partida ter sido divulgada, muitos deles entraram no edifício, segundo imagens televisivas.

Os manifestantes saíram à rua apesar do recolher obrigatório decretado pelo Governo na noite de domingo, em resposta a mais um dia de violência dos protestos estudantis que começaram há cinco semanas de forma pacífica, mas que acabaram por se tornar violentos por entre denúncias de dura repressão policial.

Os protestos dos estudantes tiveram início para exigir o fim das quotas de acesso a empregos na administração pública, que consideram discriminatórias, num dos países mais pobres do mundo, mas acabaram por exigir a demissão de Hasina e do seu Governo depois da morte de manifestantes.

Hasina tinha iniciado em janeiro deste ano o seu quarto mandato consecutivo, após a obtenção de uma clara vitória numas eleições boicotadas pela oposição.

Leia Também: Sheikh Hasina, a "dama de ferro" do Bangladesh

Recomendados para si

;
Campo obrigatório