Idoso enfrenta multa por guardar carros para enviar para a Ucrânia
Autarquia local ameaçou homem com multa de mil libras (quase 1.200 euros) por estar alegadamente a violar regras de planeamento urbano.
© Reprodução
Mundo Reino Unido
Um homem de 80 anos de Dorking, Surrey, no Reino Unido, foi ameaçado com uma multa de mil libras (quase 1.200 euros) pela autarquia local, por armazenar, num terreno agrícola, veículos destinados a ajudar a Ucrânia na luta contra a invasão russa.
Segundo o jornal MyLondon, William Lewis chega a ter 50 veículos estacionados no seu terreno, nos arredores de Dorking, que são depois utilizados para vários fins, nomeadamente levar soldados para a linha da frente e trazer os feridos de volta, bem como transportar profissionais de saúde.
A autarquia local argumentou, porém, que, ao manter carros estacionados na sua propriedade agrícola, o idoso está a quebrar as regras de planeamento urbano em vigor.
Lewis rejeitou qualquer diálogo com o governo local e disse que prefere ser preso do que pagar a multa. "Se emitirem a multa, não vou pagar. Iria preso alguns dias, isso expô-los-ia", disse o idoso, que foi à Ucrânia sete vezes desde que a Rússia iniciou uma invasão em grande escala do país, em fevereiro de 2022.
Entregou ajuda humanitária e arrecadou fundos para comprar 180 geradores, que doou a Kyiv.
Os veículos que vão parar ao terreno de Lewis são oriundos de um programa organizado pela Câmara de Londres, que permite aos proprietários de viaturas que não cumpram os requisitos ambientais para circular na capital britânica doar os mesmos para a Ucrânia, a troco de duas mil libras (cerca de 2.400 euros).
Nesse âmbito, o idoso chegou a acordo com a autarquia da capital britânica para armazenar os veículos em questão.
"Dado que a terra é designada para uso agrícola e está dentro de uma Área de Grande Valor Paisagístico, uma Área de Beleza Natural Excepcional e o Cinturão Verde Metropolitano, este armazenamento representa uma mudança material no uso da terra. Como tal, é necessária uma permissão de planeamento", disse a vereadora Margaret Cooksey.
Caos essa permissão não seja requisitada e aprovada, Lewis será autuado com a referida coima.
Leia Também: Manifestantes tentam invadir hotel com migrantes no Reino Unido
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com