México pede explicações aos EUA sobre detenções de líderes de Sinaloa

A ministra de Segurança pública do México, Rosa Icela Rodríguez, informou hoje que pediu aos Estados Unidos que esclareça se os líderes do Cartel de Sinaloa foram capturados ou optaram por se entregar às autoridades do Texas.

Notícia

© Reuters

Lusa
26/07/2024 16:28 ‧ 26/07/2024 por Lusa

Mundo

Cartel Sinaloa

Icela Rodriguez esclareceu hoje que o Governo mexicano "não teve nada que ver" com a detenção de Israel 'El Mayo' Zambada e Joaquín Guzmán, filho do "chefe dos chefes" Joaquín 'El Chapo' Guzmán, numa operação em El Paso (Texas), apesar de indicar que a embaixada dos EUA no México manteve as autoridades permanentemente informadas sobre o ocorrido.

 

"Ontem [quinta-feira] às 15:30 foi recebida uma chamada telefónica da embaixada dos EUA no México onde se informou que ambos se encontravam sob detenção em El Paso. Uma segunda chamada telefónica, pelas 15:45, confirmou a identidade das duas pessoas", disse a responsável pela segurança em conferência de imprensa.

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, foi informado das detenções pelas 16:14, menos de uma hora após a primeira chamada.

Líder do poderoso cartel de Sinaloa durante décadas, ao lado de Joaquín "El Chapo" Guzmán, Zambada era conhecido por comandar as operações de contrabando do cartel, embora mantivesse um perfil discreto.

A agência antidrogas dos EUA (DEA) ofereceu uma recompensa de até 15 milhões de dólares (13,8 milhões de euros) por informações que levassem à captura de Zambada.

"O Departamento de Justiça tem sob custódia mais dois supostos líderes do cartel de Sinaloa, uma das mais violentas e poderosas organizações de tráfico de drogas do mundo", disse o Procurador-Geral dos Estados Unidos, Merrick Garland, em comunicado.

As autoridades indicaram que a detenção ocorreu em El Paso, no Texas, no sul dos Estados Unidos.

A captura de Zambada ocorre após as detenções de outras figuras do cartel de Sinaloa.

Leia Também: Biden saúda detenção de dois líderes de redes de tráfico de droga

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas