Seis detidos por "perturbarem" Congresso durante discurso de Netanyahu
O desagrado com a presença de Benjamin Netanyahu notou-se não só fora do edifício, onde as autoridades lançaram gás lacrimogéneo, mas também no interior, com uma congressista palestino-americana a mostrar uma placa de protesto.
© MATTHEW HATCHER/AFP via Getty Images
Mundo Israel/Palestina
A Polícia do Congresso dos Estados Unidos anunciou que foram detidas seis pessoas já no interior do edifício.
"Todas foram retiradas das galerias e detidas de imediato. Perturbar o Congresso e realizar manifestações no Congresso não é permitido por lei", escreveram as autoridades, numa altura em que o número de detidos era ainda cinco - tendo depois havido uma atualização para seis detidos.
A polícia do Congresso escreveu ainda que a multidão que se manifestava fora do edifício se "começou a tornar violenta", não obedecendo às ordens das autoridades, que pediram para que estas se afastassem da barreira criada pela polícia.
"Estamos a lançar gás pimenta sobre todos os que tentam infringir a lei e atravessar essa linha", alertaram à margem do discurso do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, no interior do edifício.
Part of the crowd has started to become violent at First Street and Constitution Avenue, NW. The crowd failed to obey our order to move back from our police line. We are deploying pepper spray towards anyone trying to break the law and cross that line.
— The U.S. Capitol Police (@CapitolPolice) July 24, 2024
Os protestos, no entanto, não aconteceram apenas 'lá fora', dado que Rashida Tlaib, a primeira palestino-americana a servir no Congresso, se sentou a ouvir Netanyahu e, como forma de protesto, segurou uma placa onde se lia "criminoso de guerra" e "culpado de genocídio".
Leia Também: Netanyahu pede mais armas aos EUA para "acelerar fim da guerra" em Gaza
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com