Procurar

Palma de Maiorca palco de protesto contra turismo massificado

Pelo menos 12.000 pessoas participaram hoje num protesto em Palma de Maiorca, Espanha, contra o turismo massificado na ilha e a perda de qualidade de vida, entre outras reivindicações.

Palma de Maiorca palco de protesto contra turismo massificado Palma de Maiorca palco de protesto contra turismo massificado
Anterior Seguinte
Galeria

18 Fotos

© JAIME REINA/AFP via Getty Images

Lusa
21/07/2024 23:10 ‧ há 1 ano por Lusa

Mundo

Espanha

O protesto foi organizado pela plataforma "Menos Turismo, Mais Vida", formada por mais de uma centena de associações, coletivos e movimentos sociais de Maiorca e acontece dois meses depois de uma manifestação semelhante ocorrida em maio.

 

Os organizadores falam na presença de 50.000 pessoas, mas a Polícia Nacional contabilizou cerca de 12.000, e o protesto aconteceu na época alta do turismo na zona balnear de Espanha.

A manifestação é descrita como "um ponto de viragem, um murro na mesa e o início de outras ações de mobilização nas quatro ilhas [Menorca, Maiorca, Formentera e Ibiza], não só em Maiorca, que se estenderão além do verão", afirmou o porta-voz daquela plataforma, Pere Joana Femenia, citado pela agência Efe.

Limitar o número de voos, de cruzeiros, do aluguer de automóveis e de casas para férias, além de regular a compra de habitação para não residentes são algumas medidas defendidas pela plataforma.

Apesar do peso na economia, as populações de regiões espanholas com mais turismo têm-se manifestado nos últimos meses por causa daquilo que consideram ser uma saturação da atividade, com esgotamento de recursos ou impactos graves no mercado da habitação.

Espanha é o segundo destino turístico do mundo, depois de França, e recebeu 86 milhões de visitantes estrangeiros em 2023, segundo estatísticas oficiais.

Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística revelam que o turismo representou 11,6% do Produto Interno Bruto (PIB) espanhol em 2022 e gerou mais de 1,9 milhões de postos de trabalho no mesmo ano.

Leia Também: Associação QSintra protesta contra "turismo de massas e caos no trânsito"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10