Kyiv e Moscovo trocam 95 prisioneiros de guerra

A Rússia e a Ucrânia trocaram hoje novamente prisioneiros de guerra, com cada uma das partes a libertar 95 soldados, anunciou o Ministério da Defesa russo.

Notícia

© Lusa

Lusa
17/07/2024 13:36 ‧ 17/07/2024 por Lusa

Mundo

Ucrânia

"Na sequência de um processo de negociação, 95 militares russos, que se encontravam em perigo de vida na prisão, regressaram do território controlado pelo regime de Kyiv", disse o ministério num comunicado.

 

"Em contrapartida, foram devolvidos 95 prisioneiros de guerra das forças armadas ucranianas", referiu, citado pela agência francesa AFP.

O ministério especificou que, durante o regresso dos militares russos, os Emirados Árabes Unidos, que mediaram as negociações, "prestaram assistência humanitária intermediária", segundo a agência russa TASS.

"Os militares libertados serão transportados para Moscovo em aviões (...) das Forças Aeroespaciais Russas para tratamento e reabilitação em instituições médicas do Ministério da Defesa russo", acrescentou.

No final de junho, a Rússia e a Ucrânia trocaram 90 prisioneiros e outros 75 em maio.

No início de junho, o Presidente russo, Vladimir Putin, calculou o número de prisioneiros militares russos na Ucrânia em 1.348 e de prisioneiros ucranianos na Rússia em 6.465, segundo a agência espanhola EFE

Os dois países estão em guerra desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em fevereiro de 2022, para "desmilitarizar e desnazificar" o país vizinho que fez parte da antiga União Soviética, liderada por Moscovo.

Leia Também: Rússia nega fiasco na ofensiva contra Kharkiv

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas