Meteorologia

  • 13 JULHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 25º

Defesa Civil palestiniana anuncia descoberta de 60 cadáveres em Gaza

Cerca de 60 corpos foram descobertos nos escombros de vários edifícios em Shujaiya, bairro de Gaza de onde o exército israelita anunciou ter-se retirado na quarta-feira após duas semanas de ofensiva militar, indicou a Defesa Civil do enclave.

Defesa Civil palestiniana anuncia descoberta de 60 cadáveres em Gaza
Notícias ao Minuto

15:45 - 11/07/24 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

"Quando as forças de ocupação israelitas se retiraram do bairro de Shujaiya, as equipas da Defesa Civil, com a ajuda dos habitantes locais, conseguiram encontrar cerca de 60 mártires nesta fase", declarou o porta-voz da Defesa Civil, Mahmoud Basal, em comunicado.

 

Estas pessoas foram exumadas dos escombros no bairro oriental da cidade de Gaza, que se tornou numa "zona de catástrofe".

Segundo Basal, "85% dos edifícios [do bairro] estão agora inabitáveis", para não falar de todas as infraestruturas que foram demolidas.

Na quarta-feira à noite, o exército israelita anunciou que tinha "concluído" a ofensiva em Shujaiya, palco de violentos combates desde 27 de junho, que obrigaram dezenas de milhares de pessoas a fugir.

O exército israelita reivindicou ter desmantelado oito túneis e abatido dezenas de terroristas.

A guerra na Faixa de Gaza foi desencadeada a 07 de outubro de 2023 por um ataque sem precedentes do movimento islamista palestiniano em solo israelita.

O ataque causou a morte de cerca de 1.200 pessoas do lado israelita, na maioria civis, operação que permitiu também aos membros do Hamas sequestrarem cerca de 240 pessoas.

A campanha militar de retaliação de Israel devastou a Faixa de Gaza, tendo, segundo dados do Ministério da Saúde do governo de Gaza, liderado pelo Hamas, provocado a morte a pelo menos 38.345 pessoas, na maioria civis.

Leia Também: Combates intensos em Gaza com negociações de paz no Qatar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório