Meteorologia

  • 13 JULHO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 25º

Novo ataque no centro da Nigéria faz 12 mortos

Um ataque levado a cabo por homens armados não identificados fez 12 mortos numa cidade do estado de Benue, no centro da Nigéria, o segundo incidente do género na zona em menos de duas semanas, segundo fontes locais.

Novo ataque no centro da Nigéria faz 12 mortos
Notícias ao Minuto

12:05 - 11/07/24 por Lusa

Mundo Nigéria

Residentes citados pelo jornal nigeriano "Daily Trust" disseram que o ataque foi o segundo em doze dias na cidade de Olegomachi, e especificaram que até agora foram localizados doze corpos, para além dos três mortos no primeiro incidente.

 

O presidente do conselho de Agatu, a que pertende aquela cidade, Phillip Ebenyakwu, confirmou o incidente e disse que "os atacantes estavam armados com armas sofisticadas". "Saquearam, roubaram e incendiaram casas. Mataram pessoas", afirmou.

Ebenyakwu explicou que pelo menos "sete casas foram incendiadas" e que os assaltantes "levaram muitos bens e animais". "A polícia foi informada", afirmou Ebenyakwu, que disse estar em contacto com as autoridades para enviar uma delegação à zona para analisar a situação.

O nordeste da Nigéria é o epicentro das atividades do Boko Haram e da sua ramificação, o Estado Islâmico na África Ocidental (ISWA, na sigla em inglês), embora a insegurança se tenha estendido a outras zonas do centro, do norte e do noroeste, o que faz soar o alarme sobre a possível expansão destas redes terroristas e criminosas.

Leia Também: Presidente da CEDEAO defende criação de força militar contra o terrorismo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório