Meteorologia

  • 15 JULHO 2024
Tempo
21º
MIN 18º MÁX 26º

'Frango Kyiv'. Menu de jantar da presidência russa envolto em polémica

Refeição foi servida dias depois de Moscovo ter atacado um Hospital Pediátrico na capital ucraniana.

'Frango Kyiv'. Menu de jantar da presidência russa envolto em polémica
Notícias ao Minuto

11:24 - 11/07/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Kyiv

A Ucrânia está revoltada com o menu de um jantar servido num encontro da presidência russa, em Moscovo, no âmbito da reunião do Conselho de Segurança da ONU.

Em causa está um dos pratos servidos durante o evento, que aconteceu dias depois de a Rússia ter atacado a capital ucraniana, atingindo, entre outros, um hospital pediátrico. O menu foi partilhado e denunciado pelo Ukrinform.

O prato é conhecido como 'Chicken Kyiv' [Frango de Kyiv]. Este é um alimento básico da culinária ucraniana, que consiste em filetes de frango enrolados em manteiga fria, depois panados e fritos ou assados.

O mesmo nome é usado para designar um discurso protagonizado pelo presidente norte-americano George H. W. Bush, em Kyiv, em 1991, dias antes da Declaração da Independência da Ucrânia.

O enviado da Ucrânia à ONU, Serhiy Kyslytsya, condenou a escolha da ementa, afirmando que esta torna evidente "a degradação moral da Rússia".

Este almoço surge depois de o Conselho de Segurança da ONU ter reunido, na quarta-feira, após o ataque russo a um hospital pediátrico em Kyiv que matou 38 pessoas.

Leia Também: "Estamos a lutar". Zelensky chega a Washington para cimeira da NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório