Meteorologia

  • 23 JULHO 2024
Tempo
34º
MIN 23º MÁX 38º

Coreia do Sul produzirá nova arma para combater 'drones' norte-coreanos

A Coreia do Sul vai produzir um novo tipo de arma laser para abater drones norte-coreanos, anunciou hoje a Administração do Programa de Aquisições de Defesa (DAPA), que apelidou a tecnologia de "Projeto Guerra nas Estrelas".

Coreia do Sul produzirá nova arma para combater 'drones' norte-coreanos
Notícias ao Minuto

07:39 - 11/07/24 por Lusa

Mundo Coreia do Sul

Parte dos esforços do país para modernizar a capacidade defensiva face aos avanços do armamento norte-coreano, este novo sistema está a ser desenvolvido desde 2019, com um custo de 87,1 mil milhões de won (cerca de 58 milhões de euros).

A empresa Hanwha Aerospace é a fornecedora deste novo sistema capaz de "neutralizar alvos irradiando-os diretamente com uma fonte de luz laser gerada por fibra ótica", explicou a DAPA em comunicado.

A arma é capaz de "defender contra pequenos veículos aéreos não tripulados e multirotores [outro tipo de 'drones'] a curta distância", de acordo com a DAPA.

Assim que for utilizada, a Coreia do Sul torna-se o primeiro país a operar uma arma deste tipo. Prevê-se que isso aconteça este ano, acrescentou a agência sul-coreana.

A arma necessita apenas de eletricidade para funcionar e o raio laser emitido não é visível ao olho humano, nem emite qualquer som.

O exército sul-coreano começou a reforçar a capacidade de defesa contra 'drones' depois de cinco aparelhos da Coreia do Norte terem atravessado a fronteira entre os dois países, em dezembro de 2022, um dos quais sobrevoou o norte de Seul antes de voltar para trás.

Os militares sul-coreanos enviaram aviões e helicópteros para localizar e abater os outros quatro 'drones' nas imediações da ilha de Ganghwa, mas acabaram por perder os aparelhos de vista devido à pequena dimensão que têm - menos de três metros de largura.

O incidente marcou um pico de tensão na península coreana e pôs em causa a preparação de Seul para incursões destes aparelhos não tripulados.

Leia Também: Pelo menos quatro mortos devido a chuvas torrenciais na Coreia do Sul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório