Meteorologia

  • 13 JULHO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 25º

Responsável israelita pela segurança junto à Faixa de Gaza demite-se

O chefe do distrito sul do Shin Bet, a agência de segurança interna de Israel, demitiu-se, tornando-se o primeiro membro do organismo a deixar as funções por falhas que levaram aos ataques do Hamas em 07 de outubro.

Responsável israelita pela segurança junto à Faixa de Gaza demite-se
Notícias ao Minuto

23:55 - 10/07/24 por Lusa

Mundo Gaza

Segundo os meios de comunicação hebraicos, no discurso de despedida o responsável pela segurança sublinhou que sentia "uma obrigação pessoal e moral de pedir desculpa a todos aqueles cujos entes queridos foram mortos, cujos filhos caíram em combate, que foram feitos reféns e regressaram, àqueles que ainda são mantidos em cativeiro pelo inimigo e a todos os que foram deslocados no seu país".

Para o responsável do Shin Bet que se ocupava sobretudo da Faixa de Gaza e da segurança das comunidades vizinhas o pedido de perdão "não atenuará o fracasso, mas ajudará a repará-lo".

A sua identidade não foi revelada, nem a do seu substituto, como acontece com todos os funcionários dos dois serviços secretos israelitas, o Shin Bet e a Mossad, dos quais só se conhecem os diretores.

A quebra na segurança israelita provocada pelo 07 de outubro teve pouco impacto nas autoridades, com apenas duas demissões de relevo nas Forças Armadas, enquanto o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, ainda não assumiu a sua responsabilidade política, apesar dos apelos de um vasto movimento de cidadãos e da oposição para a realização de eleições antecipadas, devido a estes fracassos e à sua gestão da guerra.

Leia Também: MSF fecha último centro de saúde em Gaza dado o ambiente de tiroteio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório