Meteorologia

  • 13 JULHO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 25º

NATO vai criar representante especial para o flanco sul

Os líderes da NATO concordaram hoje nomear um representante especial para o flanco sul para coordenar as relações com o norte de África e o Médio Oriente, face a possíveis ameaças como redes de contrabando de migrantes ou terrorismo.

NATO vai criar representante especial para o flanco sul
Notícias ao Minuto

23:26 - 10/07/24 por Lusa

Mundo NATO

"Adotámos hoje um plano de ação para uma abordagem mais forte, mais estratégica e orientada para os resultados em relação ao nosso flanco sul", afirmaram os chefes de estado e de governo na declaração conjunta saída da cimeira da Aliança Atlântica em Washington.

De acordo com o documento, os líderes concordaram que a organização designe "um representante especial para o flanco sul que atuará como ponto focal e coordenará os esforços da NATO na região".

Os aliados comprometeram-se a reforçar o diálogo com os vizinhos do sul da Aliança e anunciaram a abertura de um escritório de ligação na Jordânia.

Em conferência de imprensa, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou que a Aliança Atlântica enfrenta "ameaças e instabilidade" do norte de África e do Médio Oriente, mas também indicou que existem oportunidades e defendeu a cooperação com países daquelas regiões.

Um grupo de trabalho nomeado por Stoltenberg concluiu em março que os desafios do flanco sul, onde se inclui Portugal, estão cada vez mais interligados com os do leste e que a segurança dos aliados está estreitamente interligada com a do Médio Oriente, do norte de África, do Sahel e até do Golfo da Guiné.

Países como Espanha ou Itália alertaram para a necessidade de olhar para o flanco sul e implementar plenamente a visão de 360 graus da NATO face a possíveis ameaças, como ondas migratórias, terrorismo ou instabilidade política, apesar da proeminência e dos recursos exigidos para enfrentar a Rússia.

Leia Também: "Remediar atuais insuficiências" exige gastos em defesa de mais 2% do PIB

Recomendados para si

;
Campo obrigatório