Meteorologia

  • 23 JULHO 2024
Tempo
31º
MIN 23º MÁX 38º

Detido no aeroporto de Barcelona homem que viajava com 38 pássaros mortos

Aves mortas tinham como destino as mãos de colecionadores privados.

Detido no aeroporto de Barcelona homem que viajava com 38 pássaros mortos
Notícias ao Minuto

16:14 - 10/07/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Um homem de nacionalidade maltesa foi detido no aeroporto de Barcelona ao chegar num voo proveniente do Quénia, em maio.

O passageiro transportava 38 pássaros mortos, em duas malas, que tinham como destino colecionadores particulares, diz o diário espanhol ABC, esta quarta-feira.

Os cadáveres eram de aves protegidas pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES, na sigla em inglês).

Os pássaros foram eviscerados e embalados, de forma independente, em invólucros de plástico, tendo recebido um tratamento para que se mantivessem preservados durante a viagem, segundo descobriram os agentes da Guardia Civil durante o controlo aduaneiro no Terminal 1 do aeroporto.

Segundo o ABC, o preço no 'mercado negro' dos pássaros em questão, de acordo com os cálculos da Guardia Civil, pode chegar aos 80 mil euros.

O homem foi detido por alegada posse ilícita de espécies protegidas e contrabando.

Aguarda-se, agora, o relatório final do Ministério da Transição Ecológica, mas a avaliação alfandegária preliminar concluiu que se tratava de aves da África Central, provavelmente nativas do Quénia, protegidas devido ao seu grave perigo de extinção.

Leia Também: Avião aterra de emergência após fogo provocado por colisão com pássaros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório