Meteorologia

  • 25 JULHO 2024
Tempo
24º
MIN 19º MÁX 27º

Centenas de pessoas retidas pelas chuvas torrenciais no Tibete

Várias centenas de pessoas ficaram temporariamente retidas no Tibete depois de chuvas torrenciais terem provocado inundações e deslizamentos de terras, informou hoje a televisão estatal chinesa CCTV.

Centenas de pessoas retidas pelas chuvas torrenciais no Tibete
Notícias ao Minuto

10:08 - 10/07/24 por Lusa

Mundo Tibete

Pelo menos 472 pessoas, entre habitantes locais e turistas, ficaram presas nas imediações da aldeia de Chentang, perto da cidade de Shigatsé, junto à fronteira com o Nepal.

A China está a sofrer condições meteorológicas extremas este verão e a agência meteorológica nacional prevê que o calor intenso se prolongue por grande parte da estação, afetando sobretudo o norte do país, enquanto o sul está a ser atingido por chuvas fortes e inundações.

As alterações climáticas, agravadas, segundo os cientistas, pelas emissões de gases com efeito de estufa, estão a tornar este tipo de condições meteorológicas extremas mais frequentes e mais intensas.

As chuvas contínuas que caem no Tibete desde sábado danificaram as estradas e "a eletricidade e as comunicações na zona de Chentang foram cortadas", segundo a CCTV.

As imagens transmitidas pelo canal mostram água lamacenta a escorrer pelas encostas rochosas e grupos de pessoas a caminhar em estradas desmoronadas.

Grandes secções de uma estrada parecem ter caído num rio, enquanto outra está coberta de escombros após um deslizamento de terras.

Segundo a CCTV, as equipas de salvamento, que estão no local há quatro dias, conseguiram transferir 342 pessoas para zonas urbanas próximas.

"Também, mais de 130 turistas, trabalhadores de outras províncias e comerciantes ainda estão temporariamente retidos devido à interrupção das estradas, à chuva e à incapacidade física de percorrer longas distâncias", de acordo com a CCTV.

Leia Também: Terramoto de magnitude 5,9 atinge região chinesa do Tibete

Recomendados para si

;
Campo obrigatório