Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
37º
MIN 20º MÁX 37º

Novo Presidente iraniano reafirma o apoio do seu país à Síria

O Presidente eleito do Irão, Masud Pezeshkian, reafirmou terça-feira o seu apoio à Síria, durante um telefonema com o seu homólogo sírio, Bashar al-Assad, após a sua recente vitória nas eleições antecipadas iranianas.

Novo Presidente iraniano reafirma o apoio do seu país à Síria
Notícias ao Minuto

06:53 - 10/07/24 por Lusa

Mundo Irão

"O Presidente Pezeshkian destacou o apoio do seu país à Síria e à resistência, sublinhando o fortalecimento das relações bilaterais e a implementação de acordos entre as duas nações para o benefício de ambas as populações", afirmou a presidência síria num comunicado.

Durante a conversa telefónica, Al-Assad lembrou que os laços entre os dois países aliados se baseiam na lealdade mútua e defendeu que são importantes dada a necessidade de "resistir às hegemonias" numa região historicamente afetada pelo colonialismo.

Teerão lidera uma aliança informal anti-Israel conhecida como Eixo da Resistência, que inclui a Síria, o grupo xiita libanês Hezbollah, os rebeldes Houthi do Iémen e o movimento islamita palestiniano Hamas, entre outros.

Enquanto membros como o Hezbollah, os Houthis ou as milícias iraquianas abriram frentes de apoio ao Hamas a partir dos seus respetivos territórios, a Síria manteve-se discreta em relação à guerra de Gaza, limitando-se a emitir declarações oficiais de condenação a Israel.

O Irão é um aliado privilegiado de Damasco e mantém em território sírio uma série de conselheiros da sua Guarda Revolucionária que nos últimos meses foram alvo de bombardeamentos israelitas.

Pezeshkian venceu a segunda volta das eleições presidenciais realizadas na semana passada no Irão - uma nomeação antecipada após a morte do anterior chefe de Estado, Ebrahim Raisí, num acidente de avião.

Leia Também: Huthis suspeitos de atacar navio no Golfo de Aden

Recomendados para si

;
Campo obrigatório