Meteorologia

  • 25 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 19º MÁX 27º

Peritos da ONU na Venezuela para missão de observação das presidenciais

O grupo de peritos da missão de observadores da Organização das Nações Unidas (ONU) para as eleições presidenciais de 28 de julho chegou hoje a Caracas.

Peritos da ONU na Venezuela para missão de observação das presidenciais
Notícias ao Minuto

23:27 - 09/07/24 por Lusa

Mundo ONU

"O painel das Nações Unidas irá preparar um relatório interno para o secretário-geral [António Guterres] sobre a condução das eleições presidenciais de julho de 2024", anunciou a delegação da ONU na Venezuela na sua página na Internet.

Em comunicado, a ONU explica que a visita é feita a convite do Conselho Nacional Eleitoral e em conformidade com o Acordo de Barbados, assinado em 17 de outubro de 2023, entre representantes do Governo do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e da oposição.

"O relatório do painel incluirá recomendações para melhorias que possam ser feitas em futuros processos eleitorais na Venezuela", acrescenta.

O grupo de observadores da ONU é composto por quatro peritos - dois homens e duas mulheres - "com ampla experiência em áreas técnicas eleitorais", e permanecerá na Venezuela "até alguns dias depois das eleições" presidenciais.

"Os seus membros poderão reunir-se livremente com os atores políticos e sociais, bem como com as autoridades eleitorais e outros peritos eleitorais", explica.

Ao contrário das missões de observação eleitoral das Nações Unidas, que requerem um mandato específico do Conselho de Segurança ou da Assembleia Geral e são pouco comuns, os painéis de peritos eleitorais não emitem declarações públicas que avaliem a condução geral de um processo eleitoral ou os seus resultados.

Dez candidatos disputam as presidenciais de 28 de julho, entre eles, Nicolás Maduro, que se recandidata, e o ex-embaixador Edmundo González Urrutia, uma das principais figuras da oposição.

Leia Também: CIDH condena perseguição a oposição e pede eleições livres na Venezuela

Recomendados para si

;
Campo obrigatório