França. Extrema-direita aproxima-se da maioria aliando-se a conservadores
O partido de extrema-direita de Marine Le Pen não deverá alcançar a maioria absoluta na segunda volta das eleições francesas de domingo, mas uma sondagem revela que ficará muito perto se se aliar ao conservador Os Republicanos.
© FRANCOIS LO PRESTI/AFP via Getty Images
Mundo Sondagem
A União Nacional de Le Pen deverá obter 210 a 240 deputados, segundo a sondagem do Instituto Ifop, longe da maioria absoluta da Assembleia Nacional, que é de pelo menos 289 deputados.
O partido conservador Os Republicanos deverá obter 25 a 45 lugares, pelo que uma soma hipotética de ambos estaria próxima dessa maioria, ainda que neste momento essa aliança não pareça muito provável, devido a divisões entre ambos os partidos e dentro dos republicanos relativamente a um acordo com a formação de Le Pen e Jordan Bardella.
Em segundo lugar nas eleições deverá ficar a Nova Frente Popular, de esquerda, com 170 a 200 deputados, enquanto a atual maioria do Presidente Emmanuel Macron cairá para o terceiro lugar, com 95 a 125 lugares.
Candidatos independentes ou candidatos de pequenas formações políticas regionalistas ocuparão entre 15 e 27 lugares na Assembleia Nacional.
Estes resultados são mais favoráveis à extrema-direita do que os de uma outra sondagem divulgada na quarta-feira, que atribuiu entre 190 e 220 deputados à União Nacional.
Leia Também: França. Le Pen "muito confiante" na maioria absoluta da extrema-direita
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com