Meteorologia

  • 15 JULHO 2024
Tempo
21º
MIN 18º MÁX 26º

Porque é que os parisienses planearam defecar no rio Sena? Eis o motivo

Domingo deveria ser a data em seria realizado o protesto, de forma a coincidir com um mergulho que a presidente da câmara de Paris faria no rio Sena para provar que a água estava limpa o suficiente para os atletas olímpicos.

Porque é que os parisienses planearam defecar no rio Sena? Eis o motivo
Notícias ao Minuto

20:22 - 24/06/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Paris

Em protesto contra os gastos de 1,4 mil milhões de euros do governo francês para limpar o rio Sena, em Paris, França, para os Jogos Olímpicos de 2024, e o ainda alto nível de poluição, os franceses ameaçaram defecar nas águas do rio.

Domingo deveria ser a data em seria realizado o protesto, de forma a coincidir com um mergulho que a presidente da câmara de Paris faria no rio Sena para provar que a água estava limpa o suficiente para os atletas olímpicos - mas Anne Hidalgo adiou o mergulho para depois das eleições francesas, em julho, noticia a Sky News.

O presidente Emmanuel Macron também prometeu nadar no Sena antes dos Jogos, mas não disse quando.

"Podem ter cancelado o #JeChieDansLaSeineLe23Juin, mas este ainda era o estado do rio hoje. Não me lembro de alguma vez ter estado tão castanho. Então... errr... boa sorte para os nadadores olímpicos no próximo mês...", escreveu um internauta, na rede social X.

Nas redes sociais, a hashtag 'eu defequei no a 23 de junho' (#Jechiedanslaseinele23juin) tem mobilizado, nos últimos dias, o público insatisfeito com o trabalho do presidente francês, Emmanuel Macron, e da autarca de Paris, Anne Hidalgo.

Foi ainda criado um site com o slogan: "Eles mergulharam-nos em porcaria, é a vez deles mergulharem na nossa".

Mas qual é o verdadeiro motivo do protesto?

O programador anónimo por trás do site revelou à agência de notícias Actu Paris porque é que as pessoas estão irritadas, revelando que em causa está o dinheiro gasto para limpar o rio. "O problema é que todos os recursos que foram investidos não foram para resolver todos os problemas sociais que temos neste momento", acrescentou.

"Temos a sensação de estarmos abandonados. Vemos onde estão as prioridades deles", afirmou ainda, destacando que as pessoas estão frustradas pelo dinheiro  que foi investido na operação de limpeza quando outras questões sociais foram negligenciadas.

Mais de 1,4 mil milhões de euros foram gastos na tentativa de tornar a água segura o suficiente para nadar, com eventos de triatlo e natação em águas abertas programados para acontecer no rio.

Um relatório publicado na sexta-feira mostrou que a água ainda está demasiado para nadar, pouco mais de cinco semanas antes da primeira prova de triatlo. Amostras de água mostraram altas taxas de dois tipos de bactérias fecais, incluindo E.coli, e não atendiam aos padrões estabelecidos para os Jogos Olímpicos.

Segundo o programador do site, embora tudo tenha começado como uma piada, as pessoas podem fazê-lo: "Nada está excluído".

Leia Também: Francisca Martins na final europeia de 400 metros livres

Recomendados para si

;
Campo obrigatório