Zelensky nomeia novo comandante das Forças Conjuntas da Ucrânia

O anúncio de Zelensky, feito durante o seu discurso noturno em vídeo, seguiu-se a uma série de relatos de que Sodol tinha tido um mau desempenho no conflito em curso entre a Ucrânia e a Rússia.

Zelensky

© Reuters/Alessandro Garofalo

Notícias ao Minuto com Lusa
24/06/2024 19:17 ‧ 24/06/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

O presidente Volodymyr Zelensky anunciou, esta segunda-feira, que nomeou o brigadeiro-general Andriy Hnatov como comandante das Forças Conjuntas das Forças Armadas da Ucrânia, substituindo o tenente-general Yuri Sodol.

O anúncio de Zelensky, feito durante o seu discurso noturno em vídeo, seguiu-se a uma série de relatos de que Sodol tinha tido um mau desempenho no conflito em curso entre a Ucrânia e a Rússia, noticia a Reuters.

Sodol terá sido alvo de críticas de um comandante da brigada Azov, conhecida pelas suas ligações com círculos ultranacionalistas. Este comandante, Bogdan Krotevych, revelou esta segunda-feira de manhã que tinha apresentado uma queixa aos serviços de segurança ucranianos (SBU), para exigir a abertura de uma investigação a Sodol.

De acordo com os meios de comunicação ucranianos, Krotevych acusa Sodol de incompetência, levando à morte de soldados ucranianos e a retrocessos na frente de combate, noticiou a agência France-Presse (AFP).

De recordar que a guerra na Ucrânia já provocou dezenas de milhares de mortos de ambos os lados, e os últimos meses foram marcados por ataques aéreos em grande escala da Rússia contra cidades e infraestruturas ucranianas, ao passo que as forças de Kyiv têm visado alvos em território russo próximos da fronteira e na península da Crimeia, ilegalmente anexada em 2014.

Já no terceiro ano de guerra, as Forças Armadas ucranianas têm-se confrontado com falta de soldados e de armamento e munições, apesar das reiteradas promessas de ajuda dos aliados ocidentais, que começaram entretanto a concretizar-se.

[Notícia atualizada às 22h28]

Leia Também: Borrell pede ajuda europeia a Kyiv antes do verão por "guerra longa"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas