Meteorologia

  • 23 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 23º MÁX 37º

Chuvas fortes na América Central fazem pelo menos 27 mortes

As chuvas que têm assolado a América Central na última semana, provocando deslizamentos de terras e danificando infraestruturas e plantações agrícolas, causaram a morte de pelo menos 27 pessoas em vários países, noticia a AFP.

Notícias ao Minuto

06:51 - 22/06/24 por Lusa

Mundo América Central

De acordo com a contabilização da agência francesa de notícias, a France-Presse (AFP), as intempéries que se abateram sobre a região, principalmente em El Salvador, Guatemala e Honduras, deverão continuar pelo menos até sábado, fazendo prever que o número de mortos aumente.

"Infelizmente, o número de mortos subiu para 19", disse o diretor-geral da Proteção Civil de El Salvador, Luis Amaya, em declarações a uma estação de televisão e divulgadas pela AFP.

O número de mortos em El Salvador subiu de 13 para 19 de quinta-feira para hoje, incluindo duas raparigas cuja casa foi soterrada por um deslizamento de terras em Soyapango, 9 km a leste da capital, San Salvador.

Amaya apelou à população para que abandone as zonas de "risco muito elevado", recordando que em várias regiões de El Salvador foram efetuadas evacuações preventivas de habitações em encostas.

Na Guatemala, as autoridades registaram sete mortes e danos consideráveis em estradas e pontes.

Nas Honduras, foi registada uma morte entre cerca de 3.500 afetados pelo mau tempo e, segundo a AFP, várias aldeias isoladas ficaram sem qualquer comunicação devido à subida das águas dos rios no sul do país, junto à fronteira com El Salvador.

Na Nicarágua, ainda não há registo de mortos, mas as autoridades queixam-se de casas inundadas e estradas danificadas pela cheia dos rios.

De acordo com o ministro salvadorenho do Ambiente, Fernando Lopez, o mau tempo prolongar-se-á até sábado, devido à baixa pressão sobre o Oceano Pacífico e à influência indireta da tempestade tropical Alberto, que desceu de intensidade para uma depressão tropical na quinta-feira, tendo causado quatro mortos quando atingiu o México.

Leia Também: Retomada entrada de ajuda humanitária em Gaza através de porto temporário

Recomendados para si

;
Campo obrigatório