Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
32º
MIN 20º MÁX 38º

Vaga de "calor mortal" deixa Jogos Olímpicos de Paris em alerta

Estudo alerta para calor extremo durante o evento e dá cinco recomendações para evitar que o evento se torne numa tragédia.

Vaga de "calor mortal" deixa Jogos Olímpicos de Paris em alerta
Notícias ao Minuto

08:15 - 21/06/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de Paris podem ser os mais quentes da história. É essa a conclusão de um estudo da Universidade de Portsmouth, que se refere a um 'calor mortal' e que lança um alerta para as consequências que daí podem advir.

O relatório, intitulado 'Rings of Fire [Anéis de Fogo]' foi publicado a 18 de junho e deixou em alerta os organizadores do evento, uma vez que se refere à possibilidade de se registar "uma vaga de calor mortal" nas semanas em que decorre o evento.

Salienta ainda que as temperaturas na capital francesa continuam a subir e que existe um risco muito real de uma "onda de calor mortal" para os atletas e espetadores. O evento decorre entre 26 de julho e 11 de agosto.

É feita referência, também, à mortífera vaga de calor de 2003, em França, que matou mais de 14 mil pessoas, e aos anos subsequentes, em que se registaram temperaturas recorde superiores a 42 graus, e sublinha o risco acrescido de calor extremo durante os Jogos Olímpicos de Paris.

Para evitar uma potencial tragédia, o relatório apresenta cinco recomendações para as autoridades desportivas: uma programação inteligente para evitar o calor extremo; a garantia da segurança dos atletas e dos adeptos através de melhores planos de reidratação e arrefecimento; dar voz aos atletas em matéria de alterações climáticas; reforçar a colaboração entre organismos desportivos e atletas em campanhas de sensibilização para as alterações climáticas e reavaliar o patrocínio de combustíveis fósseis no desporto.

Leia Também: Novak Djokovic confirmado nos JO Paris2024, apesar da operação ao joelho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório