Um criador de gado ovino merino da Austrália do Sul teve "uma grande surpresa" quando uma das ovelhas merino deu à luz seis cordeiros.
Ian Rowett, que gere uma coudelaria de merino em Marrabel, no centro norte do estado, pensou inicialmente que uma das suas ovelhas tinha dado à luz três cordeiros, na sexta-feira.
"Um operário estava a encher a ração e chamou-me e disse: 'Há mais um'. Pouco depois, telefonou-me [de novo] e disse: 'Vi nascer mais um' ... e cerca de uma hora depois, saiu o sexto", contou o agricultor à Australian Broadcasting Corporation.
Segundo Rowett, "não é assim tão invulgar ter múltiplos, mas ter seis é espantoso. "Não pensei que fosse possível", acrescentou.
Rowett utiliza a inseminação artificial como parte do seu programa de criação da raça merino de ovinos e disse que, devido ao elevado custo, cada ovelha é mantida num curral individual.
"Não há dúvida de que provêm da mesma ovelha, não podem passar para o curral seguinte", destacou.
Para efeitos de autenticação, Rowett efetuará um teste de ADN aos cordeiros. "Um deles, infelizmente, não sobreviveu, só durou cerca de um dia e meio", revelou ainda.
"Estamos a alimentá-los com suplementos, claro, e temos a sorte de ter outra ovelha que perdeu os cordeiros, por isso estamos a tirar leite dela", destacou.
O peso total combinado dos três crias do sexo masculino e das três do sexo feminino foi de 14,8 quilos.
Quão raro é?
De acordo com a veterinária da Clare Valley Veterinary Services, Sophie Brown, "é incrivelmente raro" uma ovelha merino dar à luz seis cordeiros.
"Muitos recorrem à inseminação artificial e a medicamentos para sincronizar as suas ovelhas... podem ter dois ou três, mas seis é algo inédito", afirmou.
Brown disse ainda que dar à luz seis cordeiros pode afetar a sua taxa de sobrevivência, uma vez que as ovelhas só têm duas tetas.
"Estes cordeiros nasceram com um tamanho bastante considerável, o que ajuda definitivamente a aumentar as suas hipóteses de sobrevivência", destacou.
Leia Também: Cabras e ovelhas fogem da quinta e são apanhadas a vaguear pela estrada