Meteorologia

  • 16 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 26º

Relações entre Moscovo e Pyongyang entram numa "nova era de prosperidade"

As relações entre a Rússia e a Coreia do Norte estão a entrar numa "nova era de prosperidade", afirmou o líder norte-coreano, durante um encontro com o Presidente russo em Pyongyang.

Notícias ao Minuto

07:35 - 19/06/24 por Lusa

Mundo Diplomacia

Kim Jong-un prometeu reforçar a "amizade vigorosa" entre os dois países, de acordo com as suas observações traduzidas para russo e citadas pelas agências de notícias oficiais russas.

"As relações entre os nossos países estão a entrar numa nova era de grande prosperidade, impossível de comparar mesmo com o período das relações soviético-coreanas no século passado", afirmou.

"O Governo da República Popular Democrática da Coreia aprecia a importante missão e o papel de uma Rússia forte na manutenção da estabilidade e do equilíbrio no mundo", disse Kim, garantindo "apoio total" à operação militar lançada pela Rússia na Ucrânia em fevereiro de 2022.

A Coreia do Norte "reforçará ainda mais a comunicação estratégica com a Rússia e as autoridades russas" face a uma situação que "se está a tornar mais complicada" no mundo, acrescentou.

No início do encontro com Kim Jong-un, Putin tinha dito "apreciar o apoio sistemático e permanente" da Coreia do Norte à política russa, informaram 'media' russos.

"A Rússia e a Coreia do Norte estão ligadas há várias décadas por uma amizade sólida e uma vizinhança próxima", afirmou o dirigente russo, anunciando também que os dois líderes vão discutir "um novo documento" que vai servir de base para as relações bilaterais, de acordo com a agência de notícias oficial russa TASS.

Para receber Vladimir Putin, a praça principal de Pyongyang foi decorada com enormes retratos dos líderes russo e norte-coreano, de acordo com um vídeo publicado pelo Kremlin.

Milhares de habitantes da Pyongyang, muitos dos quais crianças, saudaram Putin e Kim com flores e balões, ao som de uma orquestra militar.

Leia Também: Vladimir Putin "aprecia apoio" da Coreia do Norte à política da Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório