Meteorologia

  • 17 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 29º

EUA destruíram num dia nove drones dos Hutis no Iémen e golfo de Aden

Os Estados Unidos anunciaram na terça-feira que abateram, nas últimas 24 horas, oito 'drones' dos rebeldes Hutis apoiados pelo Irão no Iémen e outro sobre o golfo de Aden.

EUA destruíram num dia nove drones dos Hutis no Iémen e golfo de Aden
Notícias ao Minuto

06:40 - 19/06/24 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

O Comando Central do Exército dos EUA (Centcom) eliminou os oito 'drones' no Iémen e as forças aliadas destruíram um que estava no golfo de Aden, revelou o Centcom, em comunicado.

"Nenhum ferimento ou dano foi relatado pelos Estados Unidos, pela coligação ou por navios mercantes", acrescentou o Centcom, cuja área de operação é o Médio Oriente, a Ásia Central e partes do sul da Ásia.

Estes dispositivos, segundo o comunicado, "representavam uma ameaça iminente aos EUA, às forças da coligação e aos navios mercantes na região".

A sua destruição foi realizada "para proteger a liberdade de navegação e tornar as águas internacionais mais seguras para os EUA, os navios da coligação e os navios mercantes".

Os Hutis, apoiados pelo Irão, reivindicam desde meados de novembro a responsabilidade por dezenas de ataques contra navios mercantes nos mares Vermelho e Arábico, que acusam de serem israelitas ou ligados a Israel, em resposta à guerra israelita na Faixa de Gaza.

No domingo os rebeldes xiitas Hutis reivindicaram o ataque a três navios, um contratorpedeiro norte-americano e dois navios-cisterna, nos mares Vermelho e Arábico.

As suas ações contra o transporte marítimo intensificaram-se nas últimas duas semanas, enquanto os Estados Unidos e o Reino Unido também intensificaram os seus bombardeamentos contra posições Hutis no contexto de uma operação que começou em fevereiro para proteger o transporte marítimo no mar Vermelho, por onde transita 15% do comércio mundial.

Leia Também: Navio atacado por Hutis do Iémen afunda-se no mar Vermelho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório