Meteorologia

  • 12 JULHO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 27º

Fuzileiros portugueses participam em exército "inédito" na Lituânia

Será "testado e implementado o inovador conceito de emprego de Forças de Fuzileiros, na sua plenitude".

Fuzileiros portugueses participam em exército "inédito" na Lituânia
Notícias ao Minuto

23:52 - 18/06/24 por Notícias ao Minuto

País Marinha Portuguesa

Começou, na segunda-feira, o exercício "inédito" 'Light and Fast 2024', na Lituânia, onde "irá ser testado e implementado o inovador conceito de emprego de Forças de Fuzileiros, na sua plenitude".

A informação foi partilhada pela Marinha Portuguesa em comunicado, referindo que este conceito "assenta em forças ligeiras e altamente flexíveis, com elevado poder de fogo e superioridade tecnológica, capazes de realizar operações distribuídas, com ênfase na rapidez e na exploração do efeito surpresa".

Desde o início de 2023 que este conceito tem vindo a ser implementado no Corpo de Fuzileiros. Este será, porém, "o primeiro exercício que combina todas as vertentes do mesmo, empregando um Destacamento de Fuzileiros, completo com três Grupos de Combate, reforçado um Elemento de Assalto Anfíbio, bem como a capacidade de Operações Especiais, segundo o novo conceito da Marinha Portuguesa, englobando os Elementos de Ações Especiais, Mergulhadores de Combate e Abordagem".

A Força de Fuzileiros conta ainda com apoio de Sistemas Aéreos Não-tripulados, em apoio a todas as suas ações.

O exército vai decorrer na região de Klaipeda, "onde a Força de Fuzileiros tem estado em missão, desde o dia 4 de abril". Culminará neste teste final, "onde irão ser postas à prova todas as suas capacidades, que têm vindo a ser testadas e aperfeiçoadas ao longo de três exigentes meses".​

O exercício conta ainda com a participação de diversas unidades da Marinha, Exército e Força Aérea lituanas. Ao todo, estão cerca de 250 militares envolvidos, "testando toda a componente de Comando, Controlo e Comunicações entre forças Aliadas, contribuindo para o esforço conjunto dentro do mandato das NATO Assurance Measures".

Leia Também: Ministro da Defesa participa em demonstração dos fuzileiros de arma na mão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório