Meteorologia

  • 15 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 18º MÁX 26º

Israel elimina exigência de visto para viajantes do Kosovo

Israel eliminou na terça-feira a obrigação de visto para cidadãos do Kosovo e tornou-se no 50.º país do mundo que permite a livre circulação de cidadãos kosovares, noticiou o jornal Koha Ditore de Pristina.

Israel elimina exigência de visto para viajantes do Kosovo
Notícias ao Minuto

23:52 - 18/06/24 por Lusa

Mundo Israel

O acordo foi assinado em Pristina pela ministra dos Negócios Estrangeiros do Kosovo, Donika Gërvalla, e pelo ministro do Interior de Israel, Moshe Arbel.

As duas partes formalizaram relações diplomáticas em fevereiro de 2021, quando o Kosovo decidiu abrir a sua embaixada em Jerusalém em troca do reconhecimento da sua independência.

O Kosovo é o primeiro país europeu e o primeiro país de maioria muçulmana a estabelecer a sua embaixada em Jerusalém.

Desde janeiro, os cidadãos kosovares portadores de passaporte biométrico podem viajar sem visto e permanecer até 90 dias, num período de seis meses, em qualquer um dos 29 países do espaço Schengen, com livre circulação.

Os separatistas étnicos albaneses do Exército de Libertação do Kosovo travaram uma guerra entre 1998 e 1999 com as forças sérvias, naquela que era então a província do Kosovo.

Cerca de 13 mil pessoas, na sua maioria de etnia albanesa, morreram e cerca de 1 milhão foram deportadas até que os bombardeamentos da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) resultaram na retirada sérvia e na criação de uma força internacional conhecida como Força do Kosovo (KFOR).

O Kosovo declarou a sua independência em 2008, não reconhecida por Belgrado, capital da Sérvia.

As relações entre o Kosovo e a Sérvia permanecem tensas e as conversações, que duram há 13 anos, e que são mediadas pela União Europeia não progrediram, especialmente depois de um tiroteio, em setembro passado, entre atiradores sérvios e a polícia do Kosovo, que causou a morte de quatro pessoas.

Leia Também: Israel. Deputados de extrema-direita criam iniciativa para reocupar Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório