Meteorologia

  • 20 JULHO 2024
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 27º

MNE deu parecer desfavorável a exportação de armas para Israel

O ministro dos Negócios Estrangeiros português anunciou hoje que deu parecer desfavorável à exportação de armas e munições para Israel, envolvido numa guerra contra o movimento islamita palestiniano Hamas na Faixa de Gaza há mais de oito meses.

MNE deu parecer desfavorável a exportação de armas para Israel
Notícias ao Minuto

17:48 - 18/06/24 por Lusa

País Israel/Palestina

"Dei parecer desfavorável a qualquer exportação de armas para Israel. Fi-lo há cerca de 15 dias. Esse ponto tem de ficar muito claro", declarou Paulo Rangel, durante uma audição pedida pelo Bloco de Esquerda e PCP sobre a situação em Gaza, na comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesa.

O chefe da diplomacia portuguesa respondia a uma pergunta da deputada comunista Paula Santos sobre a posição do Governo português sobre a continuidade do acordo de associação entre Israel e a União Europeia (UE).

O ministro disse que "não seria favorável a uma suspensão, em princípio" do acordo, mas, sustentou, "é óbvio que há medidas que devem ser tomadas", exemplificando com a "medida unilateral" adotada por Portugal em relação às exportações.

Leia Também: Portugal tem "papel de mediação muito importante" no conflito em Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório