Meteorologia

  • 14 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 26º

Von der Leyen felicita Ramaphosa pela reeleição na África do Sul

A presidente da Comissão Europeia felicitou hoje o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, pela eleição para um segundo mandato, e instou-o a continuar a fortalecer os laços entre o seu país e a União Europeia (UE).

Von der Leyen felicita Ramaphosa pela reeleição na África do Sul
Notícias ao Minuto

09:57 - 15/06/24 por Lusa

Mundo África do Sul

"Com a sua liderança e experiência, a África do Sul está em boas mãos", escreveu Ursula von der Leyen numa publicação divulgada pela rede social X.

Entre outros temas, a líder europeia instou o líder sul-africano a manter laços com a UE em áreas como a transição energética.

Também o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, felicitou Cyril Ramaphosa e sublinhou que a África do Sul é "um parceiro estratégico da UE" e que está "empenhado em responder aos desafios globais".

Ramaphosa foi eleito na sexta-feira para um segundo mandato de cinco anos na primeira sessão do Parlamento sul-africano depois das eleições gerais de 29 de maio, nas quais o Congresso Nacional Africano (ANC) perdeu a maioria absoluta pela primeira vez em 30 anos.

Ramaphosa teve 283 votos a favor, de um total de 339.

Irá formar um governo de coligação sem precedentes desde 1994, quando Nelson Mandela se tornou o primeiro presidente negro do país como líder do ANC após as eleições que terminaram com o regime do apartheid (1948-1994).

Leia Também: Ramaphosa diz que África do Sul tem democracia "robusta" após eleições

Recomendados para si

;
Campo obrigatório