Meteorologia

  • 13 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 25º

Esquerda francesa alcança acordo para formar nova Frente Popular

Os partidos de esquerda franceses anunciaram hoje que alcançaram um acordo final para criar uma nova Frente Popular face às eleições legislativas de 30 de junho e 07 de julho.

Esquerda francesa alcança acordo para formar nova Frente Popular
Notícias ao Minuto

21:54 - 13/06/24 por Lusa

Mundo França

O acordo inclui candidaturas únicas em cada círculo eleitoral e um programa do Governo.

Numa declaração conjunta, os partidos assinalaram que a união "foi selada", embora continue por concretizar o nome do candidato a primeiro-ministro.

"Chegámos a um programa político de rutura, com um desdobramento para os primeiros 100 dias de mandato, propostas concretas e realistas para que a vida do povo francês realmente mude", realça a declaração.

A aliança de esquerda é formada pelo Partido Socialista, o ecologista EELV, França Insubmissa e Partido Comunista Francês, que na segunda-feira tinham manifestado a intenção de constituir uma nova Frente Popular, poucas horas depois de o Presidente francês, Emmanuel Macron, ter anunciado a convocação de eleições legislativas antecipadas face à vitória da extrema-direita nas europeias de domingo.

A Frente Popular francesa foi uma coligação formada em 1935 por vários partidos de esquerda para responder à expansão do fascismo na Europa e que obteve a maioria absoluta nas eleições de 1936 para a Assembleia Nacional, mantendo-se no poder até 1938.

Numa entrevista ao canal televisivo TF1, o ex-Presidente socialista François Hollande defendeu que "a esquerda tem o dever de unir-se" para que "a extrema-direita não chegue ao poder".

Para Hollande, a possibilidade de a extrema-direita chegar ao poder "cria um perigo" para "a imagem de França e para as propostas que França pode fazer na Europa".

Leia Também: França. Principal partido de direita volta atrás na destituição de líder

Recomendados para si

;
Campo obrigatório