Meteorologia

  • 17 JULHO 2024
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 29º

Turquia fecha acordo para compra de F-16 dos EUA

A Turquia assinou um contrato para a compra de caças F-16 norte-americanos, concluindo uma compra que estava prevista há vários meses, segundo fontes do Ministério da Defesa do país, citadas hoje pela 'media' local.

Turquia fecha acordo para compra de F-16 dos EUA
Notícias ao Minuto

16:34 - 13/06/24 por Lusa

Mundo Turquia

"Os contratos foram assinados e continuam o trabalho sobre os detalhes, com conversas entre as respetivas delegações", afirmaram fontes à agência noticiosa turca Anadolu, citadas pela EFE.

A Turquia solicitou a compra de 40 aviões F-16 Block 70 em outubro de 2021 e encomendou equipamento para modernizar outros 79 aparelhos.

A transação estava dependente da aprovação do Congresso norte-americano, na expectativa de que Ancara levantasse o veto à adesão da Suécia à NATO, algo que acabou por acontecer em dezembro.

Em fevereiro, Washington confirmou que a proposta tinha sido aprovada pelo Congresso e o Presidente turco, Recep Tayyup Erdogan, saudou o acordo, sublinhando que se trata de um "impulso" para a indústria de defesa da Turquia.

Segundo a Anadolu, o negócio está avaliado em cerca de 23 mil milhões de dólares (cerca de 21,32 mil milhões de euros), mas não foram revelados detalhes da transação ou as datas previstas para as entregas.

Leia Também: Kyiv admite manter F-16 em bases no exterior para os proteger de ataques

Recomendados para si

;
Campo obrigatório