Meteorologia

  • 17 JULHO 2024
Tempo
29º
MIN 16º MÁX 29º

Fortes chuvas no Chile matam uma pessoa e afetam milhares. As imagens

As fortes chuvas que caíram hoje no centro e sul do Chile mataram uma pessoa e afetaram mais de 4.000, segundo as autoridades chilenas, que declararam o estado de "catástrofe" em cinco regiões do país.

Notícias ao Minuto

16:32 - 13/06/24 por Lusa

Mundo Chile

A tempestade matou uma pessoa em Linares, uma cidade no sul do país, devido à queda de uma árvore, e afetou 4.304 pessoas, segundo um relatório do Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) hoje divulgado.

"Estas chuvas continuarão a cair com muita força", avisou o Presidente chileno, Gabriel Boric, numa mensagem enviada da Suécia, onde se encontra em visita oficial.

Os serviços meteorológicos do Chile emitiram um "alarme", o nível mais elevado de aviso à população, para as regiões de Coquimbo, no norte, Valparaíso e Metropolitana, no centro, e O'Higgins, Ñuble e Biobio, no sul, devido a chuvas e ventos invulgarmente fortes.

A ministra do Interior, Carolina Tohá, declarou o estado de "catástrofe" em cinco destas regiões para facilitar a ajuda de emergência.

Na capital, Santiago, prevê-se que caiam 80 mm de água em poucas horas (um milímetro equivale ao volume de um litro de água de chuva), o que equivalente a todo o mês de junho, sendo que estas chuvas ocorrem após mais de uma década de seca no país.

A zona mais afetada é a cidade de Curanilahue, onde dois rios transbordaram e inundaram as ruas.

As autoridades chilenas ordenaram a suspensão total de todas as aulas nas escolas de Santiago e em quatro outras regiões do país e pediram à população para limitarem as suas deslocações.

Na cidade de Viña del Mar, a 110 quilómetros de Santiago, as autoridades estão de prevenção devido ao risco de desabamento de um edifício de 12 andares na zona de Reñaca.

As chuvas do último fim de semana provocaram uma fenda de 15 metros de largura e de 30 metros de profundidade que põe o edifício em risco de ruir.

Leia Também: Chile junta-se a denúncia da África do Sul contra Israel no TIJ

Recomendados para si

;
Campo obrigatório