Um avião que estava desaparecido desde 1971 nos Estados Unidos foi agora encontrado num lago a 60 metros de profundidade, faltando apenas a confirmação por parte do Conselho Nacional de Segurança em Transportes.
De acordo com as publicações internacionais, a aeronave em causa desapareceu a 27 de janeiro do ano anteriormente referido, com cinco pessoas a bordo. Partindo do aeroporto de Burlington, no estado norte-americano de Rhode Island, não chegou ao destino. O último sinal dado pela aeronave foi no estado de Vermont, quando sobrevoava o Lago Champlain.
As buscas pelo avião, um Jet Commander, decorreram logo na altura, mas não foram encontrados vestígios do mesmo.
Pouco tempo depois da busca inicial, a água congelou, e a operação ficou dificultada.
Plane missing for 53 years believed to be found in Vermont’s Lake Champlain. pic.twitter.com/tedV1QOxcE
— MP (@Mp220Mp) June 12, 2024
Após a primavera chegar, as buscas pelo avião continuaram, mas só foram encontradas algumas partes, e não a estrutura. Segundo as publicações internacionais, foram feitas 17 buscas ao avião e em 2014, quando o voo da Malasya Airlines desapareceu e a tecnologia avançou, julgou-se que podia ser então que se ia descobrir o resto da aeronave - mas não.
O paradeiro foi desconhecido até maio deste ano, quando uma equipa que operava remotamente um veículo descobriu a estrutura do avião, a 60 metros de profundidade.
O responsável pelas buscas, Garry Kozak, aponta que tem quase 99% de certezas que se trata do avião desaparecido no início da década de 70.
Leia Também: Cerca de 200 turistas alemães presos em avião com temperatura de... 52°C