Meteorologia

  • 22 JUNHO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 27º

China afirma que ataque a professores dos EUA foi "um caso isolado"

Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Lin Jian, o incidente não irá "afetar o desenvolvimento normal dos intercâmbios entre os povos da China e dos EUA".

China afirma que ataque a professores dos EUA foi "um caso isolado"
Notícias ao Minuto

09:13 - 11/06/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Lin Jian

A China reagiu ao ataque a quatro professores de uma instituição de ensino superior dos Estados Unidos, na terça-feira, na cidade de Jilin, no nordeste do país, salientando que se tratou de um incidente "isolado" e prometendo que Pequim irá proteger a segurança dos estrangeiros no país.

"A polícia considerou preliminarmente que se tratou de um caso isolado", afirmou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Lin Jian, citado pela agência France Presse, acrescentando que o incidente não irá "afetar o desenvolvimento normal dos intercâmbios entre os povos da China e dos EUA".

Recorde-se que quatro professores de uma instituição de ensino superior dos Estados Unidos que lecionavam numa universidade chinesa foram atacados num parque público, alegadamente com uma faca, no nordeste da China, revelaram autoridades norte-americanas.

O presidente do Cornell College, no estado de Iowa, afirmou, na segunda-feira, que os professores foram atacados num "incidente grave" enquanto estavam num parque com um professor da Universidade Beihua, na cidade industrial de Jilin.

"Entrámos em contacto e estamos a ajudá-los", acrescentou Jonathan Brand, num comunicado.

O Departamento de Estado dos EUA disse, num outro comunicado, que estava ciente dos relatos de um esfaqueamento e estava a acompanhar a situação.

Os meios de comunicação da China não publicaram qualquer notícia sobre o ataque, enquanto um 'hashtag' sobre o incidente foi bloqueado nas redes sociais do país.

Leia Também: Quatro professores dos EUA feridos em ataque à faca na China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório