Meteorologia

  • 15 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 22º

Deputado do Juntos pela Catalunha eleito presidente do parlamento regional

O deputado Josep Rull, do partido Juntos pela Catalunha, foi eleito hoje presidente do parlamento catalão, numa segunda votação em que conseguiu superar a candidata socialista Sílvia Paneque e alcançar maioria simples.

Deputado do Juntos pela Catalunha eleito presidente do parlamento regional
Notícias ao Minuto

18:31 - 10/06/24 por Lusa

Mundo Josep Rull

Rull, que integrou o governo regional liderado por Carles Puigdemont e passou mais de três anos na prisão na sequência do referendo sobre a autodeterminação em 2017, conseguiu 59 votos contra 42 de Paneque, tendo contado com o apoio das formações separatistas Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) e Candidatura de Unidade Popular (CUP).

A extrema-esquerda também tornou possível a eleição de Rull ao abster-se e não votar pela candidata socialista.

A eleição teve lugar na primeira sessão após as eleições autonómicas de 12 maio, ganhas pelos socialistas, mas sem maioria absoluta. O Juntos pela Catalunha foi a segunda força mais votada.

Os independentistas perderam a maioria absoluta nas eleições, mas Puigdemont já anunciou a sua intenção de apresentar uma candidatura à presidência da região, considerando que tem mais hipóteses de formar governo do que o candidato socialista, Salvador Illa, com um parlamento regional fragmentado.

O debate sobre a investidura do futuro presidente da Generalitat deve começar a 25 de junho.

Leia Também: Puigdemont diz que Espanha corrigiu erro com amnistia para separatistas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório