Meteorologia

  • 22 JUNHO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 27º

Aeroporto de Aksum retoma voos comerciais na região de Tigray, na Etiópia

O aeroporto de Aksum, situado na região de Tigray, no norte da Etiópia, reabriu depois de ter sido encerrado, devido ao conflito entre o exército e a Frente de Libertação do Povo de Tigray (TPLF).

Aeroporto de Aksum retoma voos comerciais na região de Tigray, na Etiópia
Notícias ao Minuto

16:45 - 10/06/24 por Lusa

Mundo Tigray

Um primeiro avião transportando 140 passageiros da Egypt Airlines pousou no dia anterior no aeroporto, que está fora de serviço há mais de três anos e meio, devido aos danos do conflito, informou o jornal 'Addis Standard'.

A situação em Tigray está atualmente nas mãos de uma administração interina, após a assinatura, em 2022, do acordo de paz de Pretória (África do Sul), que pôs fim a uma guerra que deixou entre 100 mil a 600 mil mortos e uma profunda ferida aberta na região.

O conflito em Tigray eclodiu em novembro de 2020, na sequência de um ataque da TPLF à principal base do exército etíope em Mekelle.

Após esta ofensiva, o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, ordenou um ataque contra o grupo na sequência de meses de tensões políticas e administrativas, incluindo a recusa da TPLF em reconhecer um adiamento das eleições e a sua decisão de realizar eleições regionais fora de Adis Abeba.

A TPLF acusou Abiy Ahmed de alimentar as tensões desde que chegou ao poder, em abril de 2018.

Até então, a TPLF era a força dominante dentro da coaligação que governou a Etiópia desde 1991, a Frente Democrática Revolucionária do Povo Etíope (EPRDF), de base étnica.

Leia Também: Líder humanitário da ONU condena "impunidade desenfreada" nos conflitos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório