Meteorologia

  • 22 JUNHO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 27º

Primeiro-ministro belga apresenta formalmente demissão ao rei

O rei dos belgas, Filipe I, aceitou hoje o pedido formal de demissão do cargo apresentado pelo primeiro-ministro da Bélgica, Alexander de Croo, após a derrota do seu partido nas legislativas de domingo.

Primeiro-ministro belga apresenta formalmente demissão ao rei
Notícias ao Minuto

12:33 - 10/06/24 por Lusa

Mundo Bélgica

Com este passo, inicia-se o processo para formar um novo Governo de coligação no país, devendo o rei reunir-se com os líderes dos partidos, para uma primeira avaliação.

Hoje à tarde, irão ao palácio real o presidente dos conservadores flamengos do NV-A, Bart de Wever, o partido mais votado a nível nacional, e o dos liberais francófonos do MR, Georges-Louis Bouchez.

O partido democrata-cristão flamengo (VDL), de De Croo, sofreu no domingo uma pesada derrota eleitoral, levando o chefe do Governo de coligação a anunciar a sua saída do cargo.

O líder no N-VA manifestou vontade de assumir a liderança do Governo, ao contrário do que aconteceu em 2019.

As negociações para formação do executivo federal na Bélgica são tradicionalmente difíceis e prolongadas, dada a necessidade de incluir partidos da Flandres (de língua neerlandesa) e da Valónia (francófona) com sensibilidades e objetivos diferentes.

Em 17 de fevereiro de 2011, a Bélgica bateu o recorde mundial da mais longa crise política, com 249 dias de impasse político sem Governo.

Leia Também: Primeiro-ministro da Bélgica anuncia demissão após eleições Europeias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório