Meteorologia

  • 22 JULHO 2024
Tempo
29º
MIN 18º MÁX 37º

Afinal, Nigel Farage candidata-se às eleições legislativas do Reino Unido

O antigo eurodeputado Nigel Farage vai candidatar-se a deputado nas eleições legislativas britânicas de 4 de julho, anunciou hoje em Londres, ao assumir também a presidência do partido Reformista. 

Afinal, Nigel Farage candidata-se às eleições legislativas do Reino Unido
Notícias ao Minuto

17:19 - 03/06/24 por Lusa

Mundo Reino Unido

O político populista de direita, que antes tinha recusado candidatar-se nestas eleições, revelou que mudou de ideias e que vai procurar ser eleito pela circunscrição eleitoral de Clacton, sudeste de Inglaterra.

"Pensamos que estas eleições precisam de ser espicaçadas um pouco. Até agora, tem sido a campanha eleitoral mais enfadonha e aborrecida que já vimos", afirmou.

Até agora presidente honorário do partido Reformista (Reform UK, o antigo Partido do Brexit), Farage vai assumir a presidência executiva até agora ocupada por Richard Tice, também candidato em Boston and Skegness, norte de Inglaterra. 

O partido destaca-se pelas políticas populistas de direita, de combate à imigração e de oposição às políticas ambientais.

Farage é um assumido eurocético, considerado um dos mentores da saída do Reino Unido da União Europeia (processo conhecido como 'Brexit').  

"Por muito difícil que seja, não posso desiludir milhões de pessoas (...). Por isso, decidi, mudei de ideias. Nem sempre é um sinal de fraqueza, pode ser potencialmente um sinal de força", vincou.

Farage candidatou-se sete vezes a deputado britânico sem sucesso pelo partido UKIP, mas foi eleito cinco vezes deputado no Parlamento Europeu, a última das quais, em 2019, pelo Partido do Brexit.

O Reform UK sucedeu ao Partido do Brexit e só foi representado por um deputado, Lee Anderson, que desertou do Partido Conservador em março.

Nas eleições legislativas no Reino Unido a 04 de julho, convocadas pelo primeiro-ministro, Rishi Sunak, no passado dia 22 de maio, vão estar em jogo os 650 mandatos na Câmara dos Comuns (câmara baixa do parlamento britânico).

O Partido Trabalhista, a principal força da oposição, é o favorito para ganhar as eleições legislativas tendo em conta os mais de 20 pontos percentuais de vantagem nas sondagens relativamente ao Partido Conservador, no poder desde 2010.

Em declarações recentes à agência Lusa, Nigel Farage afirmou acreditar que o Partido Reformista pode transformar o espetro partidário no Reino Unido nos próximos anos e competir pelo espaço atualmente ocupado pelo Partido Conservador. 

À Lusa, Farage indicou que tem um plano a seis anos para promover um "realinhamento da direita" no país, atualmente dominada pelos 'tories' (conservadores) do primeiro-ministro, Rishi Sunak.

Leia Também: Partido Reformista sem Nigel Farage como candidato às legislativas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório