Uma estátua de bronze do ex-líder do grupo paramilitar Wagner, Yevgeny Prigozhin, foi inaugurada este sábado no seu túmulo em São Petersburgo, na Rússia. O empresário, recorde-se, morreu num acidente em agosto de 2023, dois meses após ter levado a cabo uma rebelião falhada contra o Kremlin.
De acordo com a agência de notícias Agence France-Presse (AFP), dezenas de apoiantes de Prigozhin deslocaram-se ao cemitério de Porokhovskoe, nos arredores de São Petersburgo, a sua cidade natal.
Os apoiantes colocaram flores na estátua, que representa Prigozhin de pé, e muitos vestiram o uniforme militar do Grupo Wagner.
Recorde-se que a morte de Prigozhin aconteceu a 23 de agosto de 2023, dois meses após o líder do grupo de mercenários ter levado a cabo uma rebelião falhada contra o Kremlin, especificamente o Ministério da Defesa. Após a investida, que durou cerca de 24 horas e terminou com um acordo, Prigozhin passou a residir na Bielorrússia.
O jato privado Embraer Legacy transportava, além de Prigozhin, outras nove pessoas, incluindo o cofundador do Wagner, Dmitry Utkin.
Leia Também: Rússia lança novos ataques noturnos contra alvos energéticos na Ucrânia