Meteorologia

  • 20 JUNHO 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

Novo governo britânico deve redefinir relações com países africanos

A analista Tighisti Amare defendeu hoje que um novo governo britânico deve redefinir as relações diplomáticas com os países africanos depois das eleições legislativas de 04 de julho.

Novo governo britânico deve redefinir relações com países africanos
Notícias ao Minuto

20:48 - 30/05/24 por Lusa

Mundo Analista

Segundo a diretora adjunta do Programa África do centro de estudos britânicos Chatham House, o Reino Unido deve apostar em tornar-se um parceiro comercial ou investidor no desenvolvimento, em vez de apenas doar ajuda humanitária.

"A redução da pobreza continua a ser uma questão crucial e importante, mas centrar-se apenas na ajuda ao desenvolvimento não reflete o desejo de África de evoluir para um crescimento orientado para o comércio e o investimento", explicou, numa discussão realizada hoje sobre "as grandes decisões para o próximo ministro dos Negócios Estrangeiros".

Um novo chefe da diplomacia britânica, "seja qual for o partido, tem a oportunidade de redefinir e reforçar a relação", disse Amare.

"É importante olhar para África neste contexto de diversificação e de desejo de mais comércio. E o Reino Unido pode ser um parceiro estratégico muito importante para África, oferecendo apoio diplomático, transferência de conhecimentos e recursos financeiros", enumerou.

A especialista em assuntos africanos recordou que a visita de Theresa May à África do Sul, Nigéria e Quénia, em 2018, foi a primeira de um primeiro-ministro britânico desde 2013.

O sucessor de May, Boris Johnson, participou numa cimeira da Commonwealth em 2022, no Ruanda, país com o qual viria a negociar um acordo para a deportação de imigrantes em situação ilegal no Reino Unido.

No entanto, Amare considera que a aproximação àquele país "tem mais a ver com a política interna do que com as suas relações com os países africanos".

Leia Também: Dissolução do parlamento do Reino Unido acontece hoje

Recomendados para si

;
Campo obrigatório