Meteorologia

  • 20 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 22º

Rússia de fora dos convidados para celebrar 80 anos do Dia D na Normandia

A Rússia não foi convidada para participar nas cerimónias do 80.º aniversário do desembarque das tropas Aliadas na Normandia, a 06 de junho, devido à sua "guerra de agressão" contra a Ucrânia, anunciou hoje a presidência francesa.

Rússia de fora dos convidados para celebrar 80 anos do Dia D na Normandia
Notícias ao Minuto

20:31 - 30/05/24 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Não haverá delegação russa. As condições não estão reunidas dada a guerra de agressão que a Rússia está a travar contra a Ucrânia e que se intensificou ainda mais nas últimas semanas", justificou a presidência francesa, citada pela agência AFP.

Em sentido contrário, as cerimónias de comemoração do 80.º aniversário do Desembarque dos Aliados em França (conhecido como Dia D), deverão contar com a presença do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

As comemorações do 80.º aniversário do Dia D vão atrair na próxima semana à Normandia 25 chefes de Estado e de Governo, assim como dezenas de veteranos da II Guerra Mundial, de forma a homenagear os quase 160 mil soldados do Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, e outras nações aliadas, que desembarcaram em 06 de junho de 1944.

Leia Também: Macron inicia 80.º aniversário do Dia D com homenagem à resistência

Recomendados para si

Campo obrigatório